Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Brasil acredita em pressão de Trump por etanol com tarifa zero
Publicado em 20/01/2025 08:17
Economia

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê que os Estados Unidos, novamente sob a liderança de Donald Trump, pressionarão para eliminar as tarifas de importação sobre o etanol. A diminuição da taxa para zero foi implementada em várias fases da administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em meio a uma situação de alta de preços, favorecendo principalmente a entrada de etanol de milho americano no país.

 

No começo de 2023, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) repôs a taxa de importação para o biocombustível, que atualmente é de 18%.Embora as demandas por uma redução das tarifas nunca tenham sido abandonadas durante a administração de Joe Biden na Casa Branca, eram direcionadas ao Departamento de Agricultura e possuíam menor influência política.

 

De acordo com autoridades em Brasília, Trump deve intensificar as pressões sobre esse assunto, uma vez que o "Corn Belt" (Cinturão do Milho) - principal região produtora de etanol nos Estados Unidos - possui apoio eleitoral de Trump.

Comentários