Os adultos brasileiros consomem, em média, três remédios por dia. Entre os idosos, esse número cresce: a partir dos 60 anos, a média é de mais de quatro medicamentos tomados por dia, enquanto entre 70 e 80 anos, é de sete remédios diários. Os dados são de levantamento feito pela Far.me, empresa de farmácia on-line por assinatura, e acende alerta sobre os riscos do consumo de vários medicamentos de uma vez para a saúde.
O relatório da Far.me analisou oito mil tratamentos no último ano, com base nos dados da própria plataforma, e mostrou que o consumo de mais de um remédio por dia é comum entre os brasileiros.
Quais os riscos de tomar vários medicamentos para a saúde?
De acordo com Thiago Piccirillo, clínico geral na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, um dos principais riscos da polifarmácia [hábito de tomar vários medicamentos de uma vez] é a possibilidade de interações entre os remédios, ou seja, quando eles reagem entre si, podendo causar novos efeitos colaterais ou reduzir a sua eficácia.
“Além disso, pode levar à dificuldade em seguir corretamente os horários e dosagens, já que tomar muitos medicamentos pode causar confusão, levando a doses erradas ou esquecimentos e baixa adesão ao tratamento”, afirma Piccirillo.
Outro importante risco é a sobrecarga do fígado e dos rins, principalmente entre os mais idosos, já que são o grupo mais suscetível à polifarmácia.
fonte:cnn