O Dia Mundial da Obesidade, 4 de março, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e promove a busca por soluções concretas para auxiliar as pessoas a atingirem e manterem um peso saudável, garantir tratamentos adequados e reverter a crise da obesidade.
Para a Organização, há uma série de medidas a serem adotadas, como limitar a publicidade de alimentos e bebidas com elevado teor de gorduras, açúcar e sal, especialmente direcionada a crianças; implementar impostos sobre bebidas açucaradas e facilitar o acesso a alimentos saudáveis; criar espaços seguros para caminhadas, ciclismo e atividades recreativas em ambientes urbanos; e educar as crianças sobre hábitos saudáveis desde o início da vida.
Recentemente um estudo publicado pela revista “The Lancet” revelou que oito em cada dez pessoas, em todo o mundo, estão enfrentando o desafio da obesidade. O resultado do estudo é alarmante, sobretudo, quando se trata de crianças e adolescentes: o índice de obesidade dessa parte da população aumentou quatro vezes nos últimos 30 anos.
Fonte:cnn