Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
USO EXCESSIVO DE DESCONGESTIONANTES NASAIS PODE PIORAR ENTUPIMENTO
Por JOAO BISPO
Publicado em 26/10/2026 08:13
Saúde

O descongestionante nasal parece uma solução rápida para quem está com o nariz entupido. Basta aplicar algumas borrifadas para sentir o ar passar novamente. Entretanto, o uso frequente e prolongado de determinados produtos pode provocar o efeito contrário: o nariz volta a entupir, levando a pessoa a usar ainda mais medicamento.

Esse problema é conhecido como rinite medicamentosa, uma condição associada principalmente ao uso excessivo de descongestionantes nasais vasoconstritores.

Por que o nariz fica ainda mais entupido?

Alguns sprays contêm substâncias como nafazolina, oximetazolina e xilometazolina. Elas contraem os vasos sanguíneos da mucosa nasal, diminuindo temporariamente o inchaço e facilitando a respiração.

O problema é que, com o uso repetido por mais tempo do que o recomendado, pode ocorrer um efeito rebote: quando a ação do medicamento passa, o congestionamento retorna e pode ficar mais intenso.

Alívio inicial

O medicamento reduz o inchaço dos tecidos dentro do nariz, permitindo a passagem do ar.
 

Efeito rebote

Com o uso excessivo, o entupimento retorna e pode levar a pessoa a repetir as aplicações com mais frequência.
 

Ciclo de dependência do spray

A pessoa passa a sentir dificuldade para respirar pelo nariz sem o produto e tem dificuldade para interromper o uso.

Quais são os sinais de uso excessivo?

Os sintomas mais comuns incluem:

  • Nariz constantemente entupido, mesmo sem gripe.

  • Alívio por pouco tempo após aplicar o spray.

  • Necessidade de reaplicar o produto várias vezes ao dia.

  • Dificuldade para dormir por causa da obstrução nasal.

  • Irritação, ressecamento ou ardência no nariz.

O uso prolongado também pode causar outros efeitos adversos, dependendo da substância, da dose e das condições de saúde da pessoa.

Como usar descongestionantes com segurança?

  • Respeite o prazo da bula. Muitos descongestionantes vasoconstritores nasais são indicados apenas para uso por poucos dias; alguns recomendam um limite de três dias.

  • Não aumente a dose nem a frequência das aplicações por conta própria.

  • Se o nariz continuar entupido, procure orientação médica para investigar a causa.

  • Soluções salinas, como soro fisiológico 0,9%, podem ajudar a limpar e umidificar as vias nasais e não provocam o mesmo efeito rebote dos vasoconstritores.

  • Se já utiliza o spray diariamente há semanas ou meses, procure orientação profissional para organizar a interrupção e tratar a causa do congestionamento.

A rinite alérgica, os resfriados, a sinusite e alterações anatômicas, como desvio de septo, também podem causar obstrução nasal persistente.

Descongestionante nasal faz mal ao coração?

Alguns descongestionantes podem provocar efeitos além do nariz, como aumento da pressão arterial, palpitações e aceleração dos batimentos cardíacos. O risco depende do princípio ativo, da quantidade utilizada e das condições de saúde da pessoa.

Quem tem hipertensão, doenças cardiovasculares, glaucoma ou problemas de tireoide deve consultar um profissional de saúde antes de utilizar esses medicamentos.

Se houver dor no peito, falta de ar importante ou palpitações intensas após o uso, procure atendimento médico imediatamente.

 

Atenção: nem todo spray nasal provoca efeito rebote. Soluções salinas e sprays de corticoides nasais, por exemplo, têm mecanismos diferentes dos descongestionantes vasoconstritores.

Comentários