O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) também divulgou um comunicado especial sobre as condições meteorológicas, provocadas pela chegada de uma frente fria, que provocará chuvas torrenciais, descargas elétricas e ventos intensos a partir de domingo (26).
As quantidades de chuva previstas diferem conforme a região. A capital, a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira, o Litoral Norte, Campinas e Sorocaba, Vale do Ribeira, Região de Itapeva, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara são os principais destaques. Essas áreas podem experimentar chuvas intensas, com grandes volumes acumulados.
Cuidados a serem tomados
A Defesa Civil orienta evitar áreas de alagamento e não atravessar vias inundadas, mesmo com veículos mais seguros, como carros. Ficar atento a sinais de deslizamentos, como inclinação de postes, árvores ou rachaduras em terrenos e paredes também são recomendações passadas pelo órgão.
Já durante ventos fortes, é recomendado manter distância de árvores, postes e estruturas frágeis. Desconectar os aparelhos eletrônicos da tomada também é um cuidado que pode evitar acidentes.