Nascida no dia 20 de outubro de 1964, a atual vice-presidente dos Estados Unidos, a democrata Kamala Harris, pode ser a primeira mulher a comandar a Casa Branca. O nome dela passou a ser o favorito na campanha contra Donald Trump após o presidente Joe Biden anunciar que desistiu de tentar a reeleição.
Harris é a primeira mulher a ocupar a vice-presidência dos EUA e tem a candidatura apoiada por Biden. De origem indiana, ela é a segunda mulher negra a se eleger senadora no país.
Pesquisas recentes sugerem que Harris poderia se sair melhor que Biden contra Trump. Democratas influentes já sinalizaram que a atual vice-presidente é a melhor opção para liderar a chapa pelo partido.
A maioria dos americanos vê Harris de forma negativa, assim como o atual e o ex-presidente. A pesquisa Five Thirty Eight apurou que 37,1% dos eleitores aprovam Harris e 49,6% desaprovam. Esses números se comparam a 36,9% e 57,1% para Biden e 38,6% e 53,6% para Trump.
Desde que a Suprema Corte revogou o direito constitucional das mulheres ao aborto em 2022, Harris se tornou a principal voz do governo Biden em direitos reprodutivos, uma questão na qual os democratas estão apostando para ajudá-los a vencer a eleição de 2024.
fonte:cnn