Uma pesquisa inédita realizada por pesquisadores da Universidade de Copenhague (Dinamarca) revelou que nem todas as calorias são iguais. Jovens homens que adotaram uma dieta rica em alimentos ultraprocessados apresentaram aumento na gordura corporal e mudanças hormonais, mesmo consumindo a mesma quantidade de calorias que em uma dieta composta por alimentos minimamente processados.
A revista científica Cell Metabolism publicou os resultados.
Os pesquisadores recrutaram 43 homens com idades entre 20 e 35 anos. Cada voluntário passou três semanas consumindo ultraprocessados e outras três semanas com alimentos in natura, com um intervalo de três meses entre as fases.
As duas dietas apresentavam a mesma quantidade de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras. Em um grupo, os cientistas adicionaram 500 calorias extras por dia; no outro, a quantidade foi adaptada ao perfil de cada participante.
Mesmo assim, o efeito foi evidente: em média, os homens ganharam 1 quilo a mais de gordura corporal com a dieta ultraprocessada em relação à dieta natural. Ademais, houve um agravamento nos indicadores de saúde cardiovascular.