


O Chevrolet Biscayne foi uma série de carros de tamanho normal produzidos pelo fabricante americano Chevrolet entre 1958 e 1975.
Batizado com o nome de um show car exibido no General Motors Motorama de 1955, o Biscayne era o modelo mais barato da linha de carros de tamanho normal da Chevrolet. (exceto o Chevrolet Delray de 1958).
A ausência da maioria dos acabamentos externos e sofisticados permaneceu durante a vida da série, já que o ligeiramente mais caro Chevrolet Bel Air oferecia mais recursos internos e externos a um preço significativamente mais baixo do que o Impala e Caprice top de linha.
O Biscayne recebeu o nome de Biscayne Bay, perto de Miami, Flórida, seguindo uma tendência da Chevrolet na época de nomear carros com nomes de cidades ou praias costeiras, como Bel Air e o posterior Chevrolet Malibu.
Os Biscaynes foram produzidos principalmente para o mercado de frotas, embora também estivessem disponíveis para o público em geral - especialmente para aqueles que desejavam transporte de baixo custo e sem frescuras com a conveniência, espaço e potência de um automóvel de tamanho normal. Enquanto a maioria dos Biscaynes foi vendida com um motor de seis cilindros até o final dos anos 1960, o motor V8 se tornou o motor mais popular no início dos anos 1970.
O Biscayne era geralmente construído como um sedã de duas ou quatro portas, embora uma perua de quatro portas estivesse disponível entre 1962 e 1968 (e novamente depois de 1973 apenas no Canadá). Uma perua Biscayne de tamanho normal e de baixo preço estava disponível como Chevrolet Brookwood antes e depois desse período.
O sedã de duas portas foi abandonado depois de 1969 e, consequentemente, de 1970 a 1972, o único modelo Biscayne disponível era um sedã de quatro portas. Em 1958, o Delray tinha um preço inferior ao Biscayne, mas foi descontinuado no ano seguinte.
Muitas das opções de conveniência de luxo disponíveis nos modelos Chevrolet de tamanho normal mais caros, como vidros elétricos, não estavam disponíveis no Biscayne.
No entanto, os clientes podem comprar um Biscayne com qualquer um dos motores V8 de bloco grande de alta potência da Chevrolet e transmissões voltadas para o desempenho, incluindo a transmissão manual de quatro marchas montada no piso com câmbio Hurst e transmissão final de baixa relação.
Os números originais de produção de carros construídos dessa maneira eram muito baixos, e exemplos desses carros de alto desempenho são muito procurados por colecionadores hoje. Notavelmente, Baldwin Chevrolet de Long Island, Nova York, tornou-se famoso por oferecer o "Street Racer Special", um cupê Biscayne 1968 com V8 de 427 polegadas cúbicas de alto desempenho montado pelo revendedor e componentes de suspensão para serviço pesado, transformando o Biscayne em um um carro de arrasto sério.
Biscayne com equipamentos de alto desempenho costumava ser apelidado de "Bisquick" pelos entusiastas.
Como os Bel Airs levemente sofisticados, os Biscaynes são facilmente identificados pelo uso de duas lanternas traseiras de cada lado; as únicas exceções a isso foram em 1959 e 1972.
Os Impalas mais caros (e Caprices posteriores) têm três lanternas traseiras de cada lado.
O Biscayne era praticamente desprovido de acabamento cromado externo e normalmente era equipado com pequenas calotas, embora várias peças de acabamento externo e tampas de roda atualizadas estivessem disponíveis a um custo extra.
O acabamento interno era espartano, com tecido de qualidade inferior e estofamento em vinil ou todo em vinil, um volante padrão com botão central da buzina e tapetes de borracha.
Pequenas atualizações foram feitas ao longo da vida da série - por exemplo, os modelos de 1964 vinham de fábrica com volantes de luxo com argolas de buzina, carpete de torção profunda e bancos dianteiros acolchoados com espuma.
PRIMEIRA GERAÇÃO 1958

Em sua introdução para o ano modelo de 1958, o Biscayne estava disponível como um sedã com pilares de duas ou quatro portas.
Em 1958, havia também o Chevrolet Delray de preço ainda mais baixo, mas foi descontinuado em 1959. Havia um Delray Utility Sedan de 2 portas oferecido em 1958, que substituiu uma plataforma para a área do banco traseiro.
Isso foi descrito, mas não retratado, no folheto do revendedor.
SEGUNDA GERAÇÃO 1959-1960


Em 1959, o carro foi redesenhado e agora tinha uma distância entre eixos de 3,8 cm a mais. Em 1959, surgiu o Utility Sedan de duas portas, uma versão sem banco traseiro e destinada a um veículo de entrega.
No total, havia 2 estilos de carroceria diferentes, sedã de 2 portas e sedã de 4 portas.
O Chevrolet Biscayne tinha um preço de $2.365, o nível básico Biscayne Fleet Master tinha um preço de $2.295 e o Impala de nível superior tinha um preço de $2.772.
Chevy Biscayne 1960 foi usado como veículo presidencial na Coreia do Sul.
TERCEIRA GERAÇÃO 1961- 1964


O Biscayne passou por uma mudança completa de modelo para o ano modelo de 1961. O Fleetmaster despojado e o Utility Sedan para três passageiros ainda estavam disponíveis em 1961, mas foram vendidos em números muito pequenos. Os números de série eram 1100 e 1200 (Biscayne de seis e oito cilindros), com o 1300 e 1400 usados para o Fleetmaster de seis e oito cilindros. Para 1963, o Turbo-Thrift de seis cilindros em linha substituiu o anterior "Stovebolt" 235, o que significa menor peso e um ligeiro ganho de potência.
QUARTA GERAÇÃO 1965-1970


O novíssimo Biscayne 1965 era ainda maior e oferecia uma gama ainda mais ampla de motores, incluindo um novo e maior seis cilindros em linha de 250 ci. Para o ano modelo de 1967, o menor 230 foi descartado. Para 1966, o motor de ponta tornou-se o novo Big-Block 427 ci V8, disponível em uma versão de 425 cv (317 kW) de alta potência e alta rotação com elevadores sólidos. Embora não estivesse disponível para os grandes Chevrolets em 1967, voltou em 1968 para mais dois anos de modelo. Depois de 1968, a perua Biscayne foi descontinuada, passando a ser vendida como Brookwood. A direção hidráulica e os freios hidráulicos foram padronizados para o ano modelo de 1970. O sedã Chevrolet Biscayne 1967 de 2 portas com um 427 sob o capô e um câmbio manual de 3 velocidades fez 0-60 em 6,1 segundos e o quarto de milha em 14,6 segundos. Um modelo básico Biscayne de 2 portas custaria $2.472 (o Impala custava $2.728) em 1965. Em 1970, um modelo básico Biscayne custaria $2.897 (o impala custava $3.150)
QUINTA GERAÇÃO 1971 -1975

A transmissão Turbo Hydra-Matic tornou-se padrão em todos os carros encomendados com motor V8 a partir de meados do ano modelo de 1971. A produção do Biscayne para o mercado dos Estados Unidos terminou em 1972; não foi anunciado naquele ano no folheto da Chevrolet, mas estava disponível para compradores de frotas. No entanto, o nome Biscayne ainda era usado no Canadá durante o ano modelo de 1975, com um motor V8 de 350 polegadas cúbicas e transmissão automática Turbo Hydra-Matic tornando-se padrão em 1974. O modelo de perua foi vendido como Brookwood, mas em 1973 a perua Biscayne voltou apenas para o mercado canadense. Como seus companheiros estáveis, o Biscayne 1975 recebeu um novo painel, rádio e gráficos de controle climático (incluindo um velocímetro de 100 mph com equivalentes em quilômetros) e a disponibilidade de duas novas opções: um pacote de medidores Econominder (com medidor de temperatura e um medidor que monitorava a economia de combustível , com base nos hábitos de direção atuais do motorista) e limpadores de para-brisa intermitentes.
DESCONTINUAÇÃO
Três fatores principais ajudaram a matar o Biscayne, o primeiro sendo que o governo queria carros mais econômicos, e o Biscayne não era assim.
A segunda razão é que o Chevrolet Biscayne estava começando a se sobrepor a outros modelos da GM, como o Chevrolet Bel Air e o Pontiac Catalina.
Os preços estavam começando a se sobrepor.