Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
1815 – O vulcão Tambora (Indonésia) entra em erupção
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 10/04/2025 11:14
Curiosidades

 

A erupção do vulcão Tambora, conhecida em indonésio como Gunung Tambora ou Tomboro, ocorrida em abril de 1815, é vista como a mais intensa já documentada na história humana. Com uma explosão devastadora que lançou milhões de toneladas de cinzas e material piroclástico na atmosfera, suas consequências foram devastadoras tanto localmente quanto globalmente, modificando o clima por vários anos.

 

Situado na Ilha de Sumbawa, na Indonésia, o Tambora provocou uma sequência de acontecimentos que afetaram significativamente o ecossistema e a sociedade. Antes de 1815, a sua altitude ultrapassou os 4.300 metros, posicionando-o como um dos picos mais elevados do arquipélago indonésio.

 

A erupção teve início na noite de 5 de abril de 1815, culminando numa explosão que se prolongou por quase duas horas. A explosão foi ouvida a uma distância superior a 2.600 km. Inicialmente, os britânicos associaram o ruído a disparos de canhão em Java e enviaram embarcações de vigilância.

 

 

No entanto, no dia 10 de abril, ocorreu uma nova explosão, ainda mais destrutiva, com uma coluna de fumaça alcançando uma altitude de 44 km. O material piroclástico correu velozmente pelas encostas da montanha, arrasando aldeias inteiras e provocando um tsunami que vitimou aproximadamente 9.000 indivíduos. Cerca de 100.000 morreram devido à fome e doenças que arrasaram a ilha de Sumbawa.

 

Apesar da erupção de Tambora ter sido catastrófica para a Indonésia, seus impactos mais relevantes foram a nível mundial. A erupção liberou até 100 km3 de cinzas na atmosfera, resultando em alterações climáticas significativas em diversas regiões do planeta. As partículas vulcânicas presentes na atmosfera impediram a passagem da luz solar, causando uma sequência de fenômenos climáticos incomuns. O ano de 1816 ficou marcado como "O Ano Sem Verão", devido às baixas temperaturas, neve durante o verão e colheitas que não vingaram na América do Norte e Europa.

Na América do Norte, foram registradas tempestades de neve incomuns em junho, e algumas áreas ainda apresentavam gelo em julho. As colheitas foram malsucedidas, resultando em fome e propagação de enfermidades. Na Europa, as precipitações intensas e as inundações provocaram devastação, levando à fome em massa e surtos de doenças, como o tifo. O "Ano Sem Verão" causou impacto em nações como a China, onde chuvas intensas destruíram plantações de arroz, resultando numa das piores fomes da história.

 

A erupção de Tambora, além dos efeitos econômicos e climáticos, também teve um impacto na cultura. O verão chuvoso de 1816 obrigou Mary Shelley e seus colegas a se refugiarem em uma aldeia na Suíça, gerando uma competição literária para determinar quem poderia criar a narrativa mais aterrorizante. A resposta a esse desafio resultou no romance "Frankenstein", que se tornaria um ícone da literatura gótica e da fantasia.

 

 

Na pintura, William Turner, um pintor britânico, foi fortemente influenciado pelas paisagens apocalípticas que emergiram no período pós-erupção. As suas obras de arte retratam céus avermelhados e entardeceres dramáticos, resultantes da presença de cinzas vulcânicas na atmosfera.

Comentários