“A queda da umidade contribui para o ressecamento da pele, podendo levar à descamação e até o agravamento de condições como dermatite.
Por isso, o uso de hidratantes ricos em ativos como ácido hialurônico, ceramidas e pantenol é indispensável”, comenta.
Sendo assim, para mantê-la saudável e viçosa, alguns cuidados específicos são essenciais, com destaque para a hidratação, conforme explica a dermatologista Laís Rios, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Não abandone o protetor solar e outros cuidados básicos
Laís também destaca que, mesmo em dias de céu mais encoberto e com menor probabilidade de exposição solar, os raios UVA persistem na pele, contribuindo para o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas.
Assim, é essencial manter o uso de protetor solar com FPS 30 ou mais na rotina diária.
O outono não só oferece cuidados básicos, mas também uma boa chance para investir em tratamentos dermatológicos.
"Nessa época, procedimentos como peelings químicos, laser e microagulhamento são mais recomendados, pois a menor exposição à radiação solar diminui as chances de complicações e acelera a recuperação da pele", assegura a dermatologista.
Finalmente, para aqueles que procuram uma renovação celular mais profunda, a utilização de ácidos, como o retinoico e o glicólico, pode ser intensificada, mas sempre sob supervisão de um profissional de dermatologia.
Eles contribuem para a diminuição de manchas e o controle da oleosidade.
"Não são recomendados no verão e em dias de sol, pois tornam a pele mais sensível", conclui.