Mentira sobre cloro e sal contra a dengue está perigosamente circulando!
Recentemente, uma imagem circulou nas redes sociais, alegando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendava o uso de cloro e sal nos ralos de casa como medida de combate ao mosquito da dengue.
Essa informação, no entanto, é falsa.
A Anvisa negou veementemente ter feito tal recomendação, alertando para os riscos de acidentes domésticos e intoxicações que podem resultar de misturas caseiras sem comprovação científica.
A água sanitária, que contém cloro, é reconhecida como um agente eficaz no combate às larvas do mosquito da dengue, mas o sal, por sua vez, não possui propriedades saneantes.
A mistura proposta não é apenas desnecessária, mas também potencialmente perigosa.
A Anvisa destaca que, embora o cloro possa ser utilizado em certas condições, como na limpeza de piscinas, seu uso em ralos não é uma medida determinante contra o mosquito, já que ralos em funcionamento normal não acumulam água.
Por que a informação é falsa?
A falsa recomendação se caracteriza por um tom alarmista e pela falta de referências específicas, mencionando apenas “Vigilância Sanitária” sem citar a Anvisa ou outras autoridades competentes.
Além disso, o pedido para compartilhar a informação com o maior número de pessoas é uma tática comum em peças de desinformação.
A Anvisa reforça que a orientação correta para combater o Aedes aegypti é o uso de produtos desinfestantes devidamente registrados, como inseticidas e repelentes.