A partir desta quarta-feira (15), a professora Maysa Furlan, do Instituto de Química (IQ) do campus de Araraquara, e o professor Cesar Martins, do Instituto de Biociências (IBB) do campus de Botucatu, assumem os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A administração se estende até 2028.
Maysa Furlan é a reitora de estreia da Unesp e a terceira liderança consecutiva graduada na instituição. Ela será também a 13a pessoa a exercer o cargo de reitora com mandato, a 11a durante o período conhecido como "Unesp democrática", iniciado no meio dos anos 1980.
Ademais da vice-reitoria na atual administração (2021-2024), ela já ocupou outros cargos na administração central da Unesp. Além disso, é uma pesquisadora respeitada em seu campo de estudo: membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).
Em 2021, foi agraciado com a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química por seu papel no progresso da área.