São Paulo - Nesta segunda-feira (13/1), a Secretaria de Saúde confirmou a primeira ocorrência de febre amarela em humanos no ano de 2018 no estado de São Paulo.
O indivíduo contaminado é um homem de 27 anos, residente na cidade de São Paulo. Ele visitou a cidade de Socorro, localizada na área de Campinas, onde recentemente foi registrado um caso de febre amarela em um macaco.
Em 2024, o estado confirmou dois casos da doença em humanos, um autóctone (proveniente do próprio estado) e outro de um indivíduo infectado em Minas Gerais, que veio a óbito.
O Instituto Adolfo Lutz já identificou nove casos da enfermidade em macacos, sendo sete localizados na área de Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho e outro em Socorro.
Foram intensificadas as medidas de vigilância em saúde e vacinação nessas áreas, bem como as orientações para aqueles que pretendem viajar para regiões florestais.
A imunização contra a doença pode ser encontrada em postos de saúde e deve ser tomada pelo menos 10 dias antes de viajar para áreas afetadas.