Nesta terça-feira (7), o Ministério da Saúde anunciou que está monitorando o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China, que tem provocado infecções respiratórias, principalmente em crianças do país. De acordo com o ministério, a equipe de vigilância epidemiológica do Brasil mantém uma comunicação contínua com as autoridades sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de diversos países, incluindo a China, para acompanhar a situação e compartilhar dados.
As informações mais recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China indicam que a gravidade das infecções respiratórias foi inferior às observadas no mesmo intervalo de tempo em 2023.
Sintomas do metapneumovírus
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, os sintomas mais comuns do metapneumovírus são:
Tosse;
Febre;
Congestão nasal;
Falta de ar;
Em casos mais avançados, pode causar bronquite ou pneumonia.
Segundo o CDC, o período de incubação do vírus é de três a seis dias, e a duração média da doença pode variar conforme a gravidade, mas é semelhante a outras doenças respiratórias causadas por vírus, como gripe, resfriado e Covid-19.