Uma jovem de 30 anos, identificada apenas como Flávia, deformou os olhos e perdeu boa parte da visão após se coçar. No depoimento, que viralizou nas redes sociais, ela aponta que desenvolveu ceratocone por coçar os olhos e que o processo de perda de visão foi muito acelerado.
"Hoje, enxergo sem a lente apenas 10%. A lente me dá uma visão maior, de 70%, mas só vou conseguir recuperar mais a autonomia quando fizer um transplante de córnea", diz ela em um de seus vídeos no T1
O ceratocone é um comprometimento da córnea que ocorre por lesões ou doenças. "A córnea é como se fosse um vidrinho do relógio, uma tampa transparente que fica na parte anterior do olho. Quando o paciente tem ceratocone, essa córnea ganha um formato pontudo, de cone, e isso gera um astigmatismo mais alto e irregular", explica a oftalmologista Maria Regina Chalita, do CBV-Hospital de Olhos, de Brasília.
Coçar os olhos frequentemente está associado ao desenvolvimento da doença, especialmente em quem tem alergias frequentes e desenvolve o costume de esfregá-los.
"Quando o ceratocone aparece, o óculos já não corrige a visão, sendo necessário o uso de lentes de contato rígidas, como essa que a paciente descreve no vídeo. Quando até com as lentes de contato a visão não é satisfatória, o paciente pode ser submetido a outros procedimentos cirúrgicos, como um implante de anel de ferrara ou até mesmo o transplante de córnea", conclui a oftalmologista.