Especialista esclarece:
A interrupção da menstruação é uma questão que levanta muitas dúvidas e preocupações entre mulheres e profissionais de saúde. Com o avanço das tecnologias médicas e a crescente popularização de métodos contraceptivos, muitas mulheres optam por interromper o ciclo menstrual por razões diversas, como conveniência, controle de sintomas menstruais ou questões de saúde.
Mas será que essa prática é realmente saudável? A médica ginecologista Maju Ferreira utilizou sua rede social para esclarecer essa dúvida muito clássica entre as mulheres. A profissional inicia o vídeo explicando que a sociedade se baseia no fato de que a mulher foi feita para menstruar, mas as coisas não funcionam assim, entenda:
O que a menstruação?
A ginecologista Maju Ferreira explica com uma linguagem simples o que é esse processo natural do corpo feminino. "Ela é o endométrio que engrossou, ou seja, um sangue que juntou dentro desse útero por conta do estímulo do estrogênio, que aumenta na primeira metade do ciclo. Quando você tem uma queda de progesterona no fim do ciclo, significa que você não engravidou.", explica.
Não teve produção de Beta HCG. Por conta disso existe uma estrutura chamada corpo lúteo que morre, a progesterona cai. Ou seja, o corpo gera todo esse processo "esperando" uma gestação. Por conta dos métodos contraceptivos, isso acaba não acontecendo e todo o mês a pessoa menstrua.
Por qual motivo a menstruação acontece?
Basicamente, o objetivo final de um ciclo menstrual é a gestação! "O seu corpo não foi feito para menstruar, seu corpo foi feito para engravidar. O objetivo final do teu ciclo menstrual, não é a menstruação. Por mais que a gente chame de menstrual. O objetivo final do seu ciclo menstrual é a ovulação para que você engravide.", explica a profissional Maju Ferreira em seu Tik Tok.
O sangue que não desce fica acumulado?
Em primeiro lugar, vale lembrar que o sangue da menstruação não deve ser considerado sujo. A médica ainda explica que quando você bloqueia a menstruação, basicamente acaba com o estímulo de estrogênio no início do ciclo.
O fim desse estímulo acaba evitando o aumento do endométrio, ou seja, você não acumula! A tendência é que o endométrio fique mais fino e não haja estímulo para a menstruação.
De maneira geral, interromper a menstruação pode ser uma opção saudável e benéfica para muitas mulheres, desde que seja feito sob orientação médica e com consideração cuidadosa dos riscos e benefícios individuais. O acompanhamento contínuo e a comunicação com um profissional de saúde são essenciais para garantir que essa escolha seja feita de maneira segura e informada.