O Ministério da Saúde (MS) explica que o acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC, é causado pela alteração do fluxo sanguíneo no cérebro que leva à morte de células nervosas na região afetada.
Saiba identificar os dois tipos de AVC:Acidente vascular hemorrágico
– ocorre quando há o rompimento de vasos sanguíneos na região cerebral, fazendo com que haja uma maior pressão intracraniana. Esse tipo de AVC é considerado mais grave, pois seu índice de mortalidade é muito alto.Acidente vascular isquêmico
– ocorre quando há uma obstrução dos vasos sanguíneos, como entupimento de vasos cerebrais, trombose ou embolia. Chamado também de infarto cerebral, esse tipo de AVC ocorre em 80% dos casos.
Os sintomas mais comuns para o AVC são:
- fraqueza;
- dormência em um dos lados do corpo;
- dor de cabeça muito forte;
- paralisia;perda da visão ou dificuldade em enxergar;
- perda da fala ou dificuldade em se comunicar.
Existem alguns fatores que contribuem para essa emergência médica, sendo eles:
- hipertensão;
- diabetes;
- estresse;
- colesterol elevado;
- tabagismo;
- sedentarismo;
- consumo frequente de drogas e álcool;
- doenças do sangue;
- doenças cardiovasculares,
- principalmente as que desencadeiam arritmias.
Também é importante dizer que características genéticas e a idade favorecem o AVC, sendo que esse problema ocorre com frequência em pessoas com mais de 55 anos.
O paciente vítima de AVC precisa se reabilitar das sequelas, se houver, e realizar o tratamento adequado levando em conta a causa da doença. Já a prevenção se dá por hábitos mais saudáveis, como eliminar o tabagismo, praticar exercícios físicos e se alimentar de forma saudável.