Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Setembro Amarelo: 10 de Setembro- Dia mundial da Prevenção ao suicídio
Saúde
Publicado em 10/09/2024

 

Existem muitos tabus, mitos e preconceitos sobre o tema suicídio. Muitas pessoas ainda acreditam e disseminam a ideia errónea 

 

de que pensamentos suicidas somente acontecem com pessoas fracas, egoístas, manipuladoras ou pecadoras. Pensam que quando procuramos ajuda para nossos pensamentos suicidas, encontraremos somente medo, aversão e ignorância. Isto gera mais dificuldade para que a pessoa que esteja sofrendo decida procurar ajuda, além de impedir ainda mais a possibilidade de prevenção. Confira abaixo algumas verdades sobre pensamentos suicidas e como você pode ajudar:

 

  1- Pessoas que dizem que vão se matar, somente querem chamar atenção. ERRADO!

 

O que fazer: Fique atento. Qualquer pessoa que expresse pensamentos suicidas, mesmo em tom de brincadeira, necessita atenção e atendimento imediato. Mais de 75% das pessoas que cometem suicídio teriam demonstrado de alguma maneira que estavam sofrendo ou mesmo comentaram sobre seus pensamentos suicidas semanas/meses antes do ato final.

 

 2- Uma pessoa precisa “estar louca” ou ter problemas psicológicos para desenvolver pensamentos suicidas. INCORRETO!

 

O que fazer: Leve a sério. De acordo com pesquisas, muitas pessoas que cometeram suicido tinham capacidade de gerenciar muito bem suas emoções ou às vezes fingiam estar bem para não chamar atenção, seja por vergonha ou por culpa. A ausência de instabilidade emocional ou psicológica não significa ausência de risco ao suicido.

 

 3 – O problema não parece tão grave para se cometer suicídio. ERRADO!

 

O que fazer: Preste atenção no quão dolorido o problema é para a pessoa ao invés de focar na gravidade do problema. Aquilo que acreditamos não ser motivo para se cometer suicídio poderá ser o suficiente para uma outra pessoa querer morrer. Ofereça ajuda o mais rápido possível, tente reduzir ou controlar aquilo que causa dor na pessoa. Mantenha contato e se mantenha disponível.

 

 4- Ninguém pode “mudar a ideia” ou “a cabeça” de um suicida. FALSO!

 

O que fazer: Ouça! Lembre-se de que ter pensamentos suicidas é uma maneira de pedir socorro. Suicidas são ambivalentes, parte deles quer viver e a outra parte quer liquidar a dor. Suicidas não necessariamente querem morrer. Considere positivo o fato de alguém comentar sobre seus pensamentos suicidas com você, isto significa que esta pessoa ainda não está decidida e confia em você. Seja empático, ouça, e ofereça recursos.

 

 5- Falar sobre suicídio aumenta a probabilidade do mesmo. FALSO!

 

O que fazer: Pergunte! Lembre-se, a pessoa já tem o pensamento na cabeça e muitas vezes por medo ou vergonha, guarda para si. Se você notar algum comportamento de risco, pergunte sem julgamento : “Você pensa em morrer/em suicídio/em se matar?” se a pessoa responder que sim, tente verificar mais sobre o pensamento, se a pessoa disser que não e você não estiver convencido, continue monitorando-a

 

 É comum não saber o que fazer. Em caso de dúvida, não deixe a pessoa sozinha e 

 

não tente fazer tudo sozinho. Procure ajuda para a pessoa e para você. Nunca hesite em ligar 911 ou em levar a pessoa para a emergência hospitalar mais próxima.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!