Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Morreu hoje cartunista, jornalista e escritor Ziraldo
Notícia
Publicado em 06/04/2024

Morreu na tarde deste sábado (6), aos 91 anos, o jornalista, cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto, mais conhecido como Ziraldo. Criador de personagens famosos, como Menino Maluquinho e Flicts, ele é autor de alguns dos principais clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira, vendendo milhões de cópias. A morte foi confirmada pelo Instituto Ziraldo. A causa da morte não foi informada.

Quem foi Ziraldo?

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932. Começou a desenhar ainda criança, fazendo caricaturas de personalidades como Getúlio Vargas e Adolf Hitler. Com apenas 6 anos, publicou um desenho no jornal “Folha de Minas”. Logo desenvolveu uma fascinação por histórias em quadrinhos como “Flash Gordon” e “O Fantasma”, que iriam inspirá-lo para criar as HQs “Teleco e Tim”, “Capitão Tex” e, em 1960, a “Turma do Pererê”, primeira revista em quadrinhos feita por um só autor — e totalmente em cores — produzida no Brasil. Ziraldo se dizia um filho dos comics americanos.

 

Ziraldo ganhou fama quando trabalhou no O Cruzeiro e no Jornal do Brasil, entre 1957 e 1963.

Durante a ditadura militar, fundou O Pasquim, tabloide de oposição do regime.

"Seu primeiro livro infantil — Flicts — foi publicado em 1969, mas seu grande sucesso editorial foi o livro O menino maluquinho, de 1980. A partir de então, Ziraldo passou a ser mais conhecido como autor de livros infantis, apesar de toda a sua trajetória como cartunista e seu posicionamento político como jornalista."

 

     

"Em 2023, Ziraldo completou 91 anos de idade. Ele mora no Rio de Janeiro e, desde 2018, quando sofreu um AVC, se mantém afastado de compromissos sociais. Atualmente, o Instituto Ziraldo é responsável pela preservação e divulgação do acervo do artista. Já a Ziraldo Artes Produções é a empresa encarregada da gestão e da comercialização relacionadas à propriedade artística e intelectual do autor."

 

O menino maluquinho, uma de suas mais famosas obras.

 

A Rádio Gira Sol fm 95.1 presta as mais verdadeiras condolências à todos os fãs e familiares do escritor. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!