Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Por que nossos ancestrais não tinham cáries? Novo estudo ajuda a explicar
Descobertas Científicas
Publicado em 02/04/2024

Dois dentes de um homem que viveu há aproximadamente 4 mil anos foram descobertos com uma abundância de bactérias que causam principalmente cáries e doenças gengivais. A descoberta rara poderia ajudar os cientistas a entender melhor como as mudanças na dieta humana levaram à prevalência de cáries hoje.

Descobertos durante duas escavações de 1993 e 1996, os dentes estavam entre vários outros dentes humanos e outros restos encontrados dentro de uma caverna de calcário no Condado de Limerick, na Irlanda. Os dois molares, datados entre 2.280 e 2.140 a.C., eram de uma única pessoa que viveu durante a Idade do Bronze, de acordo com o artigo publicado em 27 de março no periódico Molecular Biology and Evolution.

Um dos dentes tinha uma surpreendente abundância de Streptococcus mutans (S. mutans), uma bactéria oral que causa cáries. A bactéria é rara no registro genômico antigo, provavelmente porque não se preserva bem devido à sua natureza produtora de ácido que causa degradação e degradação do DNA nos dentes, disse Lara Cassidy, autora sênior do artigo e professora assistente no departamento de genética do Trinity College Dublin.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE:CNN

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!