Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
CIENTISTAS DETECTAM PLACAS TECTÔNICAS SE PARTINDO
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 31/10/2025 08:47
Descobertas Científicas

Pesquisadores documentaram, pela primeira vez, uma zona de subducção em processo de ruptura. O evento foi identificado na fragmentação da placa Juan de Fuca, situada na região de Cascadia, que se estende entre o Canadá e os Estados Unidos. No final de setembro, o estudo foi divulgado na revista científica Science Advances.

As zonas de subducção são áreas em que duas placas tectônicas colidem, e uma delas "afunda" no manto terrestre, mergulhando sob a outra. O processo é responsável pelo movimento dos continentes, ocorrência de terremotos e erupções vulcânicas, além da reciclagem da crosta terrestre.

A descoberta contribui para entender como a superfície da Terra muda ao longo do tempo e fornece mais informações sobre o risco de possíveis terremotos na região noroeste do Pacífico.

 

 

Contudo, as zonas não são duradouras. Se nunca tivessem "funcionado", os continentes poderiam ter colidido e se fundido, eliminado os oceanos e grande parte da história geológica do planeta. O mais intrigante é que ninguém tem certeza de como o sistema chega ao fim.

Comentários