O Brasil teve uma desaceleração com relação ao número dos casos prováveis de dengue, segundo Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, em coletiva no ministério nesta terça-feira (12).
Apesar de afirmar que estava “começando uma desaceleração” com relação aos diagnósticos da doença, a secretária alertou que cada estado entrou em tempos diferentes na crise epidemiológica e também ressaltou preocupação com sorotipos da doença. “Nossa preocupação agora é acompanhar os 4 sorotipos em circulação. O sorotipo 3 não aparecia há 15 anos e voltou a circular em 2024, então estamos atentos para cenários diferentes no futuro e seguimos monitorando de perto”, disse.
Segundo os números do Painel de Monitoramento das Arboviroses, o país registra 1.585.385 casos prováveis da doença, com 450 mortes confirmadas e outras 849 mortes estão em investigação pela relação com a doença. O Ministério da Saúde aponta, ainda, que dos casos prováveis, 13.112 deles são considerados graves e com sinais de alarme.
fonte:cnn