Ás terças, a rádio Gira Sol Fm criou esse espaço para mulheres, para contar novidades, dar dicas e afins, e hoje, trazemos uma outra grande conquista e restaura um pouco de dignidade para mulheres de baixa renda, o Programa Dignidade menstrual.
Uma iniciativa para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta gratuita de absorventes higiênicos.
O programa garante a distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas beneficiadas, que estão entre 10 e 49 anos, e que não têm acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual.
A disponibilização é direcionada para pessoas com baixa renda ou em estado de vulnerabilidade social.
Quem tem direito?
Para ter direito aos absorventes gratuitos, é necessário atender a determinados critérios. Primeiramente, é preciso estar dentro da faixa etária considerada como idade fértil, entre 10 e 49 anos. Além disso, é essencial estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
E MAIS...
• Extrema vulnerabilidade social: É necessário estar em situação de extrema vulnerabilidade social, com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.• Estudante de escola pública e de baixa renda: Aqueles que são estudantes de escola pública e provenientes de famílias de baixa renda, com renda equivalente a meio salário mínimo, também têm direito.
• Situação de rua: Mesmo sem um limite de renda específico, pessoas em situação de rua também são elegíveis para receber os absorventes gratuitos.