A ressaca nada mais é do que um desequilíbrio metabólico causado pelo alto consumo de bebidas alcoólicas e que resulta em sintomas físicos e também mentais. A intensidade e a quantidade dos sintomas variam de pessoa para pessoa.
“O processo de desintoxicação do álcool varia, mas em média, o corpo leva cerca de uma hora para metabolizar uma dose padrão de álcool. Portanto, o tempo total dependerá da quantidade consumida”, explica Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
A má notícia é que não há nenhum remédio específico ou uma receita que cure a ressaca ou que faça o corpo acelerar o metabolismo do etanol.
O que há são medicamentos, como analgésicos, que aliviam alguns dos sintomas. Além disso, ingerir sucos, água, água-de-coco e isotônicos ajudam a repor água, sais minerais e vitaminas perdidos.
Veja 7 dicas para curar a ressaca
□Beba muita água – manter a hidratação ajuda na eliminação das toxinas e na recuperação da desidratação causada pelo álcool. Na água, pode-se colocar rodelas de gengibre, pois ele ajuda a aliviar as náuseas;
□Evite ficar de jejum, mesmo com enjoo. Coma pouco, mas não deixe de se alimentar;
□Opte por refeições leves como frutas (dê preferência para melancia, melão e banana), legumes, torradas, ovos, iogurte, carnes grelhadas. Evitar consumo de alimentos gordurosos e dos industrializados (macarrão instantâneo, salgadinhos processados, refrigerantes, sucos artificiais, doces, frituras);
□Não consuma mais álcool, a frase “tome mais álcool para curar ressaca” é mentira;
□Repouse – com o descanso o corpo gasta energia somente para a recuperação;
□Aspirina ou outro analgésico podem ajudar no combate à dor de cabeça;
□Antiácidos também ajudam caso seu estômago apresente sinais de irritação.