Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Novo RG
Notícia
Publicado em 07/01/2024

Dois milhões de brasileiros já têm a nova carteira de identidade nacional. Padrão único para todo o país, o documento traz o CPF como número de registro geral, deixando para trás os antigos números de identidade. Mas apesar das novidades, desenvolvidas pelo governo para dificultar fraudes, quem está com o novo documento tem enfrentado dificuldades no dia a dia, desde a criação de cadastros comerciais até a abertura de contas bancárias.

 

Segundo o governo, os estados terão um prazo de 10 anos para se planejar e substituir as carteiras do modelo antigo. Além do Rio, no momento 13 estados já emitem a CIN: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No fim do ano, o governo federal estendeu até o próximo dia 11 o prazo para que os outros estados passem a emitir o documento.

 

Procurado, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) afirmou que a nova carteira de identidade nacional deve ser aceita em todo o território nacional, "para todo e qualquer fim que demande a inequívoca identificação do cidadão".

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!