Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
ENTENDA POR QUE HÁ TANTOS SORRISOS SEM DENTES NO HÓQUEI NO GELO
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 05/02/2026 08:27
Olimpíadas De Inverno

O hóquei no gelo é reconhecido como um esporte agressivo. Os jogadores têm muito contato físico, e às vezes acabam brigando durante o jogo. Discos de hóquei podem atingir velocidades superiores a 160 km/h, e tacos, cotovelos e outros equipamentos têm grande potencial para causar lesões, especialmente no rosto. É comum ver os atletas sorrindo para a câmera sem mostrar os dentes. Ao invés de ser visto como algo vergonhoso, ser desdentado passou a ser um símbolo de resistência e orgulho para os atletas. Nesta quinta-feira, a modalidade fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.

Os jogadores de hóquei no gelo não costumavam usar equipamentos de proteção facial. Era uma maneira de demonstrar aos oponentes o quão "durões" eram em quadra. Atualmente, os atletas utilizam viseiras parciais ou grades completas. O uso de capacete tornou-se obrigatório, e alguns escolhem usar protetor bucal também. Porém, ainda persiste a "ostentação" dos desdentados. Nesse esporte, a falta de alguns dentes é frequentemente vista como um sinal de força. Existem várias maneiras de perder dentes no hóquei no gelo: cotoveladas, contato com os tacos, brigas, esbarrões ou até mesmo uma pancada do disco no rosto. Por esse motivo, as equipes profissionais geralmente contam com dentistas durante os jogos. 

Como esse tipo de lesão é frequente, os jogadores preferem usar uma prótese temporária no lugar do dente perdido, em vez de escolher um novo. Por exemplo, em um esporte de alto contato, os implantes são arriscados.

Comentários