Após a Índia colocar mais de 100 pessoas em quarentena em decorrência de um surto do vírus mortal Nipah no estado de Bengala Ocidental, o mundo entrou em estado de alerta. Após a confirmação de cinco casos, incluindo profissionais da saúde como médicos e enfermeiros, o país tem estado em alerta.
Conforme mencionado, cerca de 100 pessoas foram aconselhadas a entrar em quarentena, e os pacientes estão recebendo tratamento na capital do estado, Calcutá, sendo que um deles se encontra em estado crítico, segundo informações da mídia local.
SINTOMAS:
Os sintomas iniciais incluem febre, dores de cabeça, mialgia (dor muscular), vômitos e dor de garganta. Esses sintomas podem ser acompanhados por tontura, sonolência, alteração da consciência e sinais neurológicos que indicam encefalite aguda. Algumas pessoas também podem desenvolver pneumonia atípica e complicações respiratórias sérias, como desconforto respiratório agudo.
Não existem medicamentos ou vacinas específicos para a infecção pelo vírus Nipah, embora a OMS tenha identificado o agente infeccioso como uma das doenças prioritárias para o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da organização. O tratamento atual envolve cuidados intensivos de suporte para tratar a respiração grave e complicações neurológicas.