Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MORRE AOS 93 ANOS, VALENTINO GARAVANI, CRIADOR DA VALENTINO
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 20/01/2026 09:20
Falecimentos

A divulgação do falecimento de Valentino Garavani, nesta segunda-feira (19/1), trouxe à tona a história da famosa marca criada pelo designer, que partiu aos 93 anos. Ao longo de sua extensa carreira, o italiano reimaginou o conceito de luxo na moda ao combinar elegância estética, produção artesanal e relevância cultural.

 

Valentino Garavani é um dos mais icônicos estilistas da história da moda e o fundador da maison VALENTINO, sinônimo de elegância, luxo e sofisticação atemporal.

Quem é Valentino Garavani

Nascido em 11 de maio de 1932, na cidade de Voghera, Itália, Valentino demonstrou interesse por moda desde muito jovem. Estudou na École des Beaux-Arts e na Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, em Paris, onde teve contato direto com a alta-costura francesa e trabalhou com nomes importantes antes de retornar à Itália.

Fundação da VALENTINO

Em 1960, Valentino fundou sua própria casa de moda em Roma, ao lado de seu parceiro de negócios e de vida, Giancarlo Giammetti. A marca rapidamente ganhou notoriedade internacional, especialmente após um desfile em Florença em 1962 que atraiu compradores e imprensa do mundo todo.

O “Vermelho Valentino”

Um dos maiores legados do estilista é o famoso “Vermelho Valentino”, um tom intenso e elegante que se tornou marca registrada da casa. Para Valentino, o vermelho representava poder, sensualidade e emoção — e ajudava a mulher a se sentir confiante e memorável.

Estilo e identidade

Valentino ficou conhecido por:

 

  • Silhuetas clássicas e extremamente femininas

  • Alfaiataria impecável

  • Uso refinado de renda, bordados e tecidos luxuosos

  • Vestidos de noite e alta-costura que valorizam a elegância sem exageros

Comentários