A Enel Distribuição São Paulo comunicou que o número total de clientes afetados pelo apagão causado pelo ciclone extratropical que passou pelo estado em dezembro foi, na realidade, de 4,4 milhões. A empresa admitiu que a quantidade é “significativamente maior” do que a reportada anteriormente à Agência Nacional de Energia Elétrica. A Aneel recebeu o documento corrigido com essas informações no dia 19 de dezembro.
O QUE A ENEL DIZ:
"A Enel Distribuição São Paulo informa que o número de 2 milhões de clientes impactados nos dias do ciclone extratropical, dias 10 e 11 de dezembro, corresponde ao pico de clientes registrados, em tempo real, simultaneamente. Foram 12 horas seguidas de fortes ventos e, na medida em que a empresa reconectava clientes desligados, outros eram impactados sucessivamente com a força do vendaval. O número acumulado de clientes desligados ao longo do dia 10 foi significativamente maior, apurado em análise posterior ao evento climático. Os dados são auditados pela agência. As informações foram encaminhadas à Aneel no dia 19 de dezembro.
Atuaram em campo: dia 10, 1.688 equipes; dia 11, 1.768 equipes; dia 12, 1.775; dia 13, 1.409. A quantidade de equipes se concentrou principalmente durante o dia, dada a natureza do evento e para que fosse amplificada a produtividade das equipes."