Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
POR QUE PADRE FÁBIO DE MELO FOI DENUNCIADO AO VATICANO?
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 02/09/2025 08:25
Notícia

O que aconteceu?

 

Em junho de 2025, após um episódio ocorrido em maio, o padre Fábio de Melo publicou um vídeo nas redes sociais relatando uma situação em que se sentiu mal atendido por um gerente em uma cafeteria da rede Havanna, em Joinville, Santa Catarina. O desentendimento envolvia uma cobrança diferente do preço anunciado para um doce de leite, e o padre chegou a mencionar o Código de Defesa do Consumidor no vídeo.

O post viralizou e, pouco depois, o gerente seria demitido. O ex-gerente, Jair José Aguiar da Rosa, negou ter tratado mal o religioso — inclusive alegando que, conforme imagens de segurança, jamais chegou a conversar diretamente com o padre. A repercussão nas redes gerou críticas ao padre e levou o ex-gerente a ingressar com ação judicial por danos morais 

 

 

A denúncia ao Vaticano

 

Diante da polêmica, um bispo de Santa Catarina protocolou uma queixa formal contra o padre junto à Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), órgão do Vaticano responsável por zelar pela conduta doutrinal dos religiosos. A denúncia alegou que a postura do religioso foi considerada "fora das doutrinas da Igreja Católica", ou incompatível com a conduta esperada de um líder cristão.

 

Trata-se de uma medida na esfera disciplinar da Igreja, sem previsão de punições severas — mas a queixa fica registrada nos arquivos da Santa Sé, o que pode afetar a reputação do padre dentro da instituição.

Comentários