Na noite de domingo (24), um jovem de 22 anos foi agredido por funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) após entrar na estação José Bonifácio, da Linha 11-Coral, sem pagar a tarifa.
Matheus Dias relatou que retornava de uma batalha de rap na Praça Brasil, em Itaquera, na Zona Leste, quando pulou a catraca da estação. No entanto, foi agredido com um soco no rosto por um segurança e, posteriormente, removido do local. Em seguida, amigos do artista pagaram a passagem para que ele pudesse embarcar.
Em comunicado, a CPTM afirmou que os agentes intervieram no incidente porque o jovem "praticou evasão de renda, [...] dirigiu-se à plataforma proferindo ofensas contra os vigilantes, danificou um mapa de sinalização do local e exibiu comportamento agressivo, causando ferimentos em um dos vigilantes".
Além disso, a empresa declarou que condena qualquer forma de violência e que está investigando todas as circunstâncias relacionadas à abordagem. "Se forem identificadas irregularidades na conduta dos colaboradores diretos ou indiretos da empresa, serão tomadas providências administrativas."
A Secretaria da Segurança Pública comunicou que o incidente foi registrado no 63° DP (Vila Jacuí) como dano ao patrimônio público e lesão corporal. Tanto o passageiro quanto o agente de segurança sofreram ferimentos, foram encaminhados a um pronto-socorro e prestaram depoimento.