Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
O QUE É A MÃO MORTA, ARMA NUCLEAR RUSSA?
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 03/08/2025 07:00
Curiosidades

 

"Mão Morta" (em russo: "Периметр", ou Perímetro) é o nome de um sistema automatizado de retaliação nuclear da Rússia, desenvolvido durante a Guerra Fria. No Ocidente, ele é popularmente chamado de "Dead Hand", que significa exatamente isso: uma "mão morta" que pode disparar armas nucleares mesmo que ninguém esteja vivo para apertar o botão.

 

O que é exatamente o sistema "Mão Morta"?

É um sistema automático de comando e controle de armas nucleares, projetado para garantir uma retaliação maciça no caso de a Rússia (ou antes, a URSS) sofrer um ataque nuclear devastador, eliminando sua liderança militar e política.

 

⚙️ Como funciona (em teoria):

Sensores espalhados por todo o território russo monitoram:

  • Detonações nucleares.
  • Radiação.
  • Atividades sísmicas.
  • Comunicações militares.
  • Estado vital de altos comandos (como se estão vivos ou mortos).

 

Se essas fontes confirmam que um ataque nuclear em grande escala ocorreu e que não há mais comando central funcional, o sistema ativa automaticamente os mísseis nucleares russos para retaliação.

 

Os mísseis lançados podem ser:

 

Direcionados a alvos pré-programados (ex.: EUA, bases da OTAN).

 

Comandados por um míssil de comunicação (às vezes chamado de "míssil comandante"), que envia sinais para outros silos iniciarem o lançamento.

 

Por que criar algo assim?

Garantia de destruição mútua: Mesmo que os EUA destruíssem toda a cúpula militar russa, a resposta nuclear seria inevitável.

 

Dissuasão extrema: A mera existência do sistema pode desencorajar um primeiro ataque, pois garante que ninguém sairá "vencedor".

 

❗Está ativo ainda hoje?

Oficialmente, não se sabe com certeza.

 

Fontes russas sugerem que o sistema ainda existe e está funcional, mas em modo de espera — ou seja, pode ser ativado se necessário.

 

Modernizações teriam sido feitas desde a Guerra Fria.

 

Curiosidade:

O sistema é tão famoso que aparece em diversas obras de ficção, como filmes, livros e jogos. Um dos filmes que aborda conceito semelhante é "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove), onde uma máquina de retaliação automática causa o apocalipse.

Comentários