A mãe de uma menina negra de 12 anos registrou um boletim de ocorrência depois que a garota e um amigo negro foram vítimas de um ataque racista por um guarda do shopping Pátio Higienópolis, situado na área nobre de São Paulo. O episódio aconteceu na tarde da quarta-feira passada (16), aproximadamente ao meio-dia e meia.
Leni Pires das Mercês relatou o que aconteceu e expressou o descontentamento e o abalo emocional de sua filha. De acordo com ela, os jovens, ambos alunos do colégio Equipe, situado próximo ao centro comercial, foram ao local para almoçar, após uma aula extra sobre letramento racial e comportamentos antirracistas.
Em resposta à queixa, o centro comercial alegou que a segurança envolvida era negra e que a organização valoriza a diversidade, justificativa que Leni considerou insuficiente para solucionar a questão.
Leni efetuou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual de Crimes Raciais e Crimes de Discriminação. "Onde eu conseguir, falarei." Porque isso não pode ocorrer, estamos em 2025. "Como posso estar aqui discutindo isso?", questionou.
A Polícia Civil informou que o Boletim de Ocorrência, registrado por meio eletrônico, será encaminhado ao distrito policial da área onde ocorreu o incidente para que as devidas investigações e esclarecimentos dos fatos sejam realizados.