O Banco Central (BC) divulgou no Relatório de Política Monetária que os preços das carnes devem permanecer elevados neste ano. A publicação ocorreu nesta quinta-feira (27).
Segundo a autoridade monetária, a previsão é motivada pela perspectiva para o ciclo do boi e pelo cenário de aumento da demanda externa por carne brasileira.
O Banco Central afirma que a elevação do preço do boi gordo desde setembro está parcialmente ligada a fatores de oferta no setor (estiagem e possível inversão do ciclo do boi), contribuindo para a explicação do crescimento dos preços das carnes e da alimentação fora de casa nos meses subsequentes.
De acordo com o Questionário Pré-Copom de março de 2025, a estimativa média para o aumento dos preços das carnes em 2025, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), é de 9,6%.
"Esta previsão está em linha com uma nova elevação do preço da carne no ano que vem, além do que indica o ciclo sazonal, e está em sintonia com a expectativa de uma oferta mais limitada de boi gordo", afirma o documento.