Segundo uma pesquisa inédita do Ipespe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), são os líderes que o eleitorado brasileiro considera com maior potencial para ocupar cargos no Executivo federal.
Para 40% dos brasileiros, se Lula fosse reeleito em 2026, ele seria um bom presidente, enquanto 57% afirmaram que não. O petista lidera a pesquisa com o maior número de respostas favoráveis, porém, apresenta um saldo negativo de 17 pontos - todos os candidatos mencionados apresentam mais respostas negativas do que positivas. Apenas 3% dos inquiridos afirmaram não ter conhecimento suficiente sobre Lula ou não responderam.
Tarcísio é o segundo nome mais citado como um bom presidente caso fosse eleito em 2026, com 35% das respostas. O governador tem um saldo negativo de 12 pontos, considerando que 47% dos entrevistados afirmaram que ele não seria um bom presidente. A proporção de pessoas que não o conhecem adequadamente é considerável, com 16%, enquanto outros 2% não responderam.