
Um desconforto nos testículos quando não se ejacula parece ser normal em alguns homens.
Acredita-se que possa estar associado à demora do organismo em reverter as alterações naturais da circulação sanguínea nos testículos durante a excitação sexual quando não há ejaculação.
Embora não seja comprovada cientificamente, essa condição é conhecida de hipertensão de epidídimo e não é considerada um problema sério.
O desconforto tende melhorar naturalmente em poucos minutos, mesmo sem que ocorra a ejaculação.
No entanto, sentir dor nos testículos não é considerado normal e pode ser causado por condições, como:Lesão física, devido a uma pancada, por exemplo;
- Infecções, como em caso de algumas infecções sexualmente transmissíveis;
- Nefrolitíase, popularmente conhecida como pedra no rim;
- Torção testicular.
Por isso, caso a dor seja intensa, persistente e/ou esteja associada a outros sintomas, por exemplo, é recomendado consultar um médico assim que possível para avaliação.
Especialmente em caso de suspeita de torção testicular, é indicado procurar uma emergência.
O QUE É TORÇÃO TESTICULAR:
A torção testicular é uma situação de emergência em que o testículo se torce em volta do cordão espermático, diminuindo a circulação de sangue e podendo causar lesões graves, se não for identificada e tratada rapidamente.
Embora pouco frequente, a torção testicular é mais comum em bebês com menos de dois anos ou crianças entre os 12 e os 18 anos.
O principal sintoma de torção do testículo é a dor intensa que surge de forma repentina e que pode irradiar para a virilha.
Além disso, pode ainda haver inchaço e vermelhidão do escroto.