No Brasil, junho é frequentemente associado à conscientização sobre a saúde do homem, e em muitas campanhas também se fala sobre saúde mental masculina, embora não exista uma campanha nacional única e oficial tão conhecida quanto o Novembro Azul.
Durante o mês de junho, diversas organizações promovem ações para discutir temas como:
- Depressão e ansiedade em homens.
- Prevenção do suicídio.
- Combate ao preconceito em relação à busca por ajuda psicológica.
- Paternidade e saúde emocional.
- Impactos do estresse, trabalho e isolamento social.
A discussão é importante porque homens costumam procurar menos ajuda para problemas emocionais e de saúde mental, muitas vezes por pressão cultural para parecerem sempre fortes ou autossuficientes.
Vale lembrar que a principal campanha brasileira voltada especificamente para a prevenção do suicídio é o Setembro Amarelo, realizada em setembro.
Junho é um mês em que muitas instituições promovem a conscientização sobre a saúde masculina, incluindo a saúde mental dos homens, incentivando o cuidado psicológico e a busca por apoio quando necessário.