Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
JUNHO- MÊS DA SAÚDE MENTAL MASCULINA
Por JOAO BISPO
Publicado em 11/06/2026 10:03
Saúde Masculina

No Brasil, junho é frequentemente associado à conscientização sobre a saúde do homem, e em muitas campanhas também se fala sobre saúde mental masculina, embora não exista uma campanha nacional única e oficial tão conhecida quanto o Novembro Azul.

Durante o mês de junho, diversas organizações promovem ações para discutir temas como:

  • Depressão e ansiedade em homens.
  • Prevenção do suicídio.
  • Combate ao preconceito em relação à busca por ajuda psicológica.
  • Paternidade e saúde emocional.
  • Impactos do estresse, trabalho e isolamento social.

A discussão é importante porque homens costumam procurar menos ajuda para problemas emocionais e de saúde mental, muitas vezes por pressão cultural para parecerem sempre fortes ou autossuficientes.

Vale lembrar que a principal campanha brasileira voltada especificamente para a prevenção do suicídio é o Setembro Amarelo, realizada em setembro.

 

Junho é um mês em que muitas instituições promovem a conscientização sobre a saúde masculina, incluindo a saúde mental dos homens, incentivando o cuidado psicológico e a busca por apoio quando necessário. ‍

Comentários