MARIA BETHÂNIA
Dona de uma das maiores e mais potentes vozes da nossa música, Bethânia – com sua visceralidade e poeticidade nata – também é uma das maiores intérpretes da história do país.
1 – Nascida em Santo Amaro da Purificação, no interior da Bahia, Maria Bethânia é irmã mais nova de Caetano Veloso e filha de Dona Canô e Seu Zezinho. Foi Caetano – com apenas quatro anos de idade – quem escolheu o nome da irmã, inspirado em uma música do compositor Capiba, que Nelson Gonçalves lançou no mesmo ano em que ela nasceu, 1946, chamada Maria Bethânia.
2 – Em 1963, Bethânia fez o seu primeiro trabalho profissional com a música. Seu irmão, Caetano Veloso, foi chamado para compor a trilha musical da peça
Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, e a convidou para interpretar as faixas que iriam compor a trilha do espetáculo, entre elas, o clássico Na Cadência do Samba, de Ataulfo Alves .Foi nesta época, Bethânia e Caetano conheceram outros músicos baianos também iniciantes como Gilberto Gil e Gal Costa
3 –Em fevereiro de 1965, Maria Bethânia recebeu um convite que mudou para sempre a sua vida: a cantora Nara Leão (até então considerada a “Musa da Bossa Nova”, que tinha conhecidoa cantora baiana no ano anterior, quando visitou a Bahia e assistiu um dos espetáculos em que a Bethânia atuava), a indicou para substituí-la no espetáculo Opinião, em cartaz no Rio de Janeiro, pois a Nara precisou se afastar por problemas vocais.
O show Opinião, com Bethânia, Zé Keti e João do Vale e dirigido por Augusto Boal, tornou-se um grande sucesso na época, por conta de suas canções de protesto, que retratavam a problemática social do país em tempos de regime militar, com músicas como Carcará (de João do Vale e José Cândido); Opinião (de Zé Keti) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (de Sérgio Ricardo e Ruy Guerra).
A interpretação poderosa de Bethânia, principalmente na canção Carcará, foi responsável por lançá-la ao estrelato e transformá-la, a partir daí, em uma das maiores cantoras de todos os tempos, reconhecida no Brasil inteiro.
4 – Em junho de 1965, a cantora baiana foi contratada pela gravadora RCA para gravar o seu primeiro álbum, chamado Maria Bethânia. Hoje, com mais de 26 milhões de discos vendidos ao longo de quase 60 anos de carreira (são quase 60 álbuns e mais de 15 DVDs lançados), a aniversariante do dia foi a primeira mulher a vender mais de 1 milhão de discos no Brasil.
5 – Em 1968, com o intuito de não ficar com o rótulo somente de ”cantora de protesto”, muito lhe conferido por conta da interpretação de Carcará, no show Opinião– três anos antes – Bethânia não aderiu ao movimento de contracultura Tropicalista ao lado de seus colegas Caetano, Gil, Gal e Tom Zé e lançou-se em uma temporada bem-sucedida de pequenos shows e recitais, realizados em boates cariocas e paulistanas, com um repertório mais romântico e resgatando antigos sucessos do cancioneiro brasileiro.
6 –Quando Caetano voltou ao Brasil, em 1972 – depois de passar um tempo em exílio forçado em Londres, por conta da repressão e perseguição da Ditadura Militar – o baiano produziu um disco de imenso sucesso da irmã:
Drama – Anjo Exterminado, que –dividido em dois atos, como em um espetáculo de teatro – apresenta toda a maturidade, versatilidade e grandeza de Bethânia como interprete. Foi o primeiro álbum de Bethânia que Caetano produziu.
7 – Em 1976, Maria Bethânia lançou o álbum Pássaro Proibido, também produzido por Caetano Veloso. Conhecida por seu imenso talento como intérprete, a canção que dá nome ao disco é uma das raras composições de Bethânia, inclusive em parceria com o irmão.
8 – Ainda em 1976, Bethânia juntou-se a Caetano, Gil e Gal para o espetáculo idealizado por ela, Doces Bárbaros, com 15 canções novas, compostas exclusivamente para a turnê, e que virou documentário e um álbum considerado uma obra-prima da MPB. Anos depois, em 2002, o grupo de artistas voltou a se reunir para dois shows ao ar livre, em São Paulo e no Rio de Janeiro e a reunião foi registrada em um documentário lançado em 2004, chamado Outros (Doces) Bárbaros.
9 – No álbum, No ano de 1979, em álbum de mesmo nome, Maria Bethânia lançou a canção Mel, composição de seu irmão Caetano Veloso com o poeta Waly Salomão.
Foi essa músicaque deu à baiana o apelido de
Abelha Rainha da MPB.
A letra diz o seguinte:
“Ó abelha rainha
Faz de mim um instrumento
De teu prazer, sim, e de tua glória”
10 – Maria Bethânia
foi eleita, em 2012 – pela revista Rolling Stone Brasil– como a quinta maior voz da música brasileira de todos os tempos.
11 –Da Universidade da Bahia, Maria Bethânia recebeu – em 2016 – o título de Doutora Honoris Causa,por sua contribuição à música brasileira.
12 –Também em 2016, a escola de samba Mangueira reverenciou a artista baiana, com o enredo campeão do Carnaval daquele ano:
Maria Bethânia – A menina dos olhos de Oyá. Em 2019, a cantora lançou o álbum Mangueira, A Menina dos Meus Olhos, em que saúda a agremiação carioca.