Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
TRUMP E AS TERRAS RARAS DA UCRÂNIA
Notícia
Publicado em 28/02/2025

As terras raras, um grupo de 17 elementos químicos essenciais em diversas áreas, não são escassas como o nome pode indicar, mas sua extração é complexa devido às baixas concentrações.A China domina a produção e o processamento mundial e seu uso torna esses minerais estratégicos. Esse cenário explica o interesse de Trump em incluir a exploração das reservas da Ucrânia em uma possível negociação de paz. As terras raras são utilizadas na produção de ímãs permanentes para motores de veículos elétricos, turbinas eólicas, dispositivos eletrônicos e baterias recarregáveis, telas de smartphones e LEDs. São empregados também em conversores catalíticos para reduzir a emissão de poluentes, sistemas de iluminação, radares e lasers. Também são utilizados em pesquisas sobre o desenvolvimento de supercondutores e nanotecnologia.

Atualmente, a procura é por minerais que contêm elementos químicos para setores estratégicos, tais como chips, baterias, telas e memórias. Devido à posição estratégica da China na produção e processamento de terras raras, os Estados Unidos estão empenhados em expandir sua participação na cadeia de fornecimento desses elementos químicos.

 

 

A conjuntura global se transformou, porém o cerne da disputa continua o mesmo: quem detém os recursos estratégicos, detém o controle sobre o futuro. É natural que um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia inclua, mesmo que indiretamente, a gestão da extração e processamento de minerais estratégicos.

Comentários