- O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de Covid-19 no Brasil há cinco anos, em 26 de fevereiro de 2020.
Em São Paulo, um indivíduo de 61 anos deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, com antecedentes de viagem à Itália.
Desde aquele momento, o número de casos da doença aumentou de maneira exponencial.
Cinco anos depois, o Brasil contabiliza aproximadamente 39,2 milhões de casos confirmados e mais de 715 mil óbitos relacionados à enfermidade.
- A Covid-19 provocou mudanças significativas na saúde da população, deixando sequelas ainda perceptíveis para aqueles que já foram afetados pela enfermidade.
O estudo "Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliar a verdadeira magnitude da pandemia de Covid-19 no Brasil", divulgado pelo Ministério da Saúde, indica, por exemplo, que 18,9% dos indivíduos infectados pela Covid-19 continuam a apresentar sintomas persistentes da enfermidade, como ansiedade, fadiga, problemas de concentração e perda de memória.
Segundo o mesmo estudo, mais de 60 milhões de indivíduos, representando 28,4% da população do Brasil, apresentaram sintomas de infecção pelo Covid-19.
- Estes sintomas estão ligados ao que os médicos denominam Covid Longa, ou síndrome pós-Covid - uma condição crônica ligada à infecção (CCAI), que pode surgir após uma infecção pelo SARS-CoV-2, com duração que varia de três meses a anos.
A síndrome pós-Covid pode manifestar-se através de um ou mais sintomas, que podem mudar com o passar do tempo. Também podem ocorrer lesões em órgãos nos pacientes.
Além disso, as condições podem impactar outros sistemas, como o cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, mental, musculoesquelético e genital.
- No Brasil, o comportamento humano também foi afetado pela saúde.
Segundo o especialista em infectologia Unaí Tupinambás, a utilização da máscara foi uma das - de certa maneira - boas lições deixadas após a crise.
De acordo com ele, os profissionais da saúde estão mais vigilantes quanto ao uso da máscara, e muitos pacientes, inclusive os assintomáticos, a utilizam quando precisam comparecer aos centros de saúde.
Relembre datas marcantes da Pandemia no Brasil:
- 5 de março de 2020: Brasil registra primeiro caso de Covid-19 no país
- 11 de março de 2020: OMS declara a pandemia de Covid-19
- Dezembro de 2020: o mundo inicia a imunização contra a Covid-19.
Rússia no dia 5, Reino Unido no dia 8, seguidos de Estados Unidos, Canadá e União Europeia.
- 14 de janeiro de 2021: sistema de saúde de Manaus entra em colapso após faltar oxigênio nos hospitais.
- 17 de janeiro de 2021: Brasil imuniza a primeira pessoa contra a Covid-19, uma enfermeira negra que atuava na linha de frente do combate à pandemia. Mônica Calazans tinha 54 anos na época e trabalhava na UTI de um hospital em São Paulo (SP).
- 5 de maio de 2023: A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à Covid-19.