Será que é possível obter o efeito causado pela cafeína apenas ouvindo a um som específico por alguns minutos? Ou seja, ficar mais alerta e estimulado em pouco tempo… e sem ingerir nenhum tipo de estimulante químico.
Como isso é possível?
Nosso cérebro funciona enviando e recebendo impulsos elétricos entre suas bilhares de células, os neurônios. Estes impulsos, conhecidos como Ondas Cerebrais(Brain Waves, em inglês), tem um padrão específico para cada atividade que desempenhamos. Graças a Eletroencefalografia, foi possível notar que, por exemplo, quando estamos tentando resolver um quebra-cabeças, as ondas são bem
diferentes de quando estamos durmindo ou assistindo televisão.
Com o avanço dos estudos, foi possível notar que as Ondas Cerebrais
podem sofrer “interferência” direta de estimulos visuais e auditivos. Esses fazem com que as ondas comecem a se sincronizar com as freqüências dos estímulos. À isso dá-se o nome de Brainwave Entrainment. Alguns dos de seus usos diretos são: relaxamento, redução de dores-de-cabeça, tratamento de insônia, estresse, etc).
A forma mais comum de conseguir esses estimulos é ouvindo por alguns minutos um som especialmente feito com esse propósito. Este som tem uma diferença de freqüência entre os canais esquerdo e direito, e é essa diferença de freqüência que o cérebro interepreta e extrai. Existem diversos programas que geram essas ondas e permitem que você experimente essa sensação em casa e sem nenhum custo. Eu já testei alguns deles pessoalmente há algum tempo atrás e não gostei de nenhum. Quase sempre o som emitido parece irritar mais do que qualquer outra coisa.
Mais recentemente, o blog Anabubula publicou um artigo chamado “Coffee replacement” (Algo como “Substituto do café”) e que voltou a chamar a minha atenção para esse assunto. Lá ele cita uma explicaçãomais completa do que a resumida que eu dei acima e publica uma mp3 criada por ele mesmo. Essa mp3, de aproximadamente 20 minutos, tem como finalidade estimular seu cérebro a um estado que se assemelha bastante com o obtido com a cafeína. “– Funciona mesmo?“, você deve estar se perguntando. Bom, eu testei aqui e pareceu ser bastante interessante. Muitas pessoas comentaram no blog dele e disseram que realmente funciona, já outras sugerem que o que ocorra seja simplesmente um efeito placebo. Mas o melhor mesmo é: o som não é tão irritante quanto aos outros que eu já havia testado e é totalmente grátis. Na verdade, o som é o de um monte de pássaros cantando e chega a ser bem agradável.
Ahhh, é muito importante que você use fones de ouvido ao ouvir o som, pois a diferença de freqüência entre os dois canais é de fundamental importância, como explicado acima.
Outra coisa que é importante notar é que o autor do artigo dá um aviso bem grande informando que pessoas com epilepsia, marcapassos, problemas no coração, etc etc etc, NÃO DEVEM TENTAR ouvir esse som.