Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Conheça João da Baiana, compositor e um dos pioneiros do Samba
Música
Publicado em 29/01/2025

 

João Machado Guedes, conhecido como João da Baiana, foi um compositor popular, cantor, passista e instrumentista brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro em 1887 e é considerado um dos pioneiros do samba. No dia 12 de janeiro foram completados os 51 anos de sua morte. Filho de Félix José Guedes e Perciliana Maria Constança, João era o caçula e único carioca de 12 irmãos.

 

O nome João da Baiana veio do fato de sua mãe ser conhecida como Baiana. Nascido na zona portuária, ele cresceu na Rua Senador Pompeu, no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro, e foi amigo de infância dos compositores Donga e Heitor dos Prazeres.“João da Baiana foi do grupo de Pixinguinha.

 

Os Oito Batutas. Só que ele não viajou para a Europa [com o grupo], em 1922, porque tinha um emprego fixo. Era funcionário público da Marinha e não foi para a França”, lembrou, em entrevista nessa quarta-feira (10) à Agência Brasil o também compositor, radialista, apresentador e estudioso das questões afro-brasileiras Rubem Confete.

 

Segundo Confete, João da Baiana era um percussionista extraordinário. "Tocava o pandeiro adufe [pandeiro quadrado], quase um tamborzinho. E ele tocava com uma precisão incrível. Parecia que tinha uma bateria na frente dele.”

Como todo negro àquela época, João da Baiana chegou a ser perseguido pela polícia por vadiagem. Por isso, o senador Pinheiro Machado autografou o pandeiro de João e lhe disse que, quando a polícia chegasse e pedisse documento, que ele mostrasse o autógrafo. “Era um cara incrível o João. Trabalhou na Rádio Nacional, onde fez muitos programas. Era uma pessoa gentil; ia para o 22º andar [do prédio da rádio] e distribuía balas para as crianças; ficava conversando.”

 

Curiosidades sobre João da Baiana

1. As reuniões em casas de baianas eram consideradas "caso de polícia", que perseguia, prendia e apreendia instrumentos como se fossem armas ilegais. De todos os pandeiros apreendidos, João da Baiana só preservou um, de cedro e couro de lei, que conseguiu sob os auspícios de Pinheiro Machado. O nome do ilustre senador, escrito no couro, lhe franqueou um certo grau de autoridade. E a polícia passou a tolerá-lo, como o "amigo do homem...".

 

2. João da Baiana, nome artístico de João Machado Guedes era o mais novo de uma família baiana de 12 irmãos.

 

3. O carioca João da Baiana foi o introdutor do pandeiro no samba.João da Baiana participou da famosa gravação organizada por Heitor Villa-Lobos a bordo do navio"Uruguai", em 1940, para o disco "Native Brazilian Music", do maestro Leopold Stokowski, com sua música "Ke-ke-re-ké".

 

4. João da Baiana teve por muito tempo um emprego fixo não relacionado a música, inclusive em 1922, recusou-se a viajar com Pixinguinha e os Oito Batutas para não perder o posto de Fiscal da Marinha.

 

5. Compositor e craque na percussão, João da Baiana fez parte da orquestra do mestre Pixinguinha. Além do pandeiros, sua especialidade era o prato e faca, populares nas gravações da época.

Comentários