O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja convocar uma reunião de ministros na próxima segunda-feira (27) para debater medidas para reduzir o custo dos alimentos no país. O líder petista tem solicitado urgência e empenho total dos ministérios envolvidos no debate, e reiterou essa orientação na reunião ministerial da última segunda-feira (20). Nos últimos dias, órgãos como o Ministério da Fazenda, o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), têm se dedicado ao tema.
Interferências na fala de "intervenção"
No programa "Bom dia, ministro" desta quarta-feira (22), o ministro Rui Costa empregou o termo "intervenção" para se referir à procura de soluções para o aumento dos preços dos alimentos.
Com o mercado abalado pela expressão empregada, a Casa Civil divulgou uma nota esclarecendo que não se trata de uma intervenção artificial e que o governo está em diálogo com os ministérios e os produtores de alimentos sobre as ações que podem ser postas em prática.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a principal medida de inflação do país, terminou o ano de 2024 em 4,83%. O grupo de Alimentação e Bebidas registrou um aumento de 7,69% em um período de 12 meses.