Segundo professores e alunos, implementar as limitações ao uso de celulares nas escolas de todo o país representará um desafio. Apesar da proibição ser bem recebida pela sociedade e pela comunidade educacional, a legislação aprovada na segunda-feira (13) enfrentará obstáculos como a escassez de infraestrutura nas escolas. Alguns desses obstáculos incluem: como proteger os aparelhos móveis de forma segura; capacitação dos docentes para manter o uso pedagógico das novas tecnologias; e a qualidade do ensino, para tornar as aulas mais interessantes para os estudantes.
Depois de ser aprovada pelo Congresso Nacional, a legislação que veta o uso de celulares em escolas públicas e privadas, seja em sala de aula, recreio ou intervalos, foi promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.A principal razão para a nova legislação é salvaguardar crianças e jovens dos efeitos prejudiciais das telas na sua saúde mental, física e psicológica. Não se trata de uma iniciativa exclusiva do Brasil, países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda já possuem leis que limitam o uso de telefones celulares em ambientes escolares.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, a maioria dos docentes concorda com a proibição do uso de celulares em sala de aula, contudo, destacam alguns obstáculos para a implementação da medida.