Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
As crianças que desapareceram por 40 dias na Amazônia Colombiana:
Publicado em 26/12/2024 09:01
Crimes Horríveis

 

- Vítimas 

Lesly Mucutuy (13 anos)

Soleiny Mucutuy (9 anos)

Tien Mucutuy (4 anos)

Cristin (11 meses)

Magdalena Mucutuy (Mãe)

Hernando Murcia (piloto)

Herman Mendonza (Líder indígena)

 

- Na manhã do dia 1º de maio de 2023, Magdalena e seus filhos, Hernando e Herman, embarcaram no avião Cessna 206, que partia de Araracuara com destino a San José del Guaviare, em Bogotá.

 

- Magdalena estava indo ao encontro de seu marido, Manuel Ranoque (também líder indígena), que fugira de sua aldeia por estar sendo ameaçado por atiradores da região.

 

- Durante o percurso, o avião teve complicações no motor e acabou caindo no meio de uma floresta na Amazônia Colombiana, um lugar de difícil acesso.

 

- No mesmo dia, as equipes de resgate foram acionadas e encaminhadas imediatamente para o local onde a aeronave havia caído, para iniciar as buscas.

 

- Após quatro dias, a equipe decidiu trazer um esquadrão militar de elite para ajudar e intensificar as buscas pela aeronave. O líder designado para essa busca era o General Sánchez.

 

- Chegando ao local, os militares começaram a procurar pela aeronave. Dois dias depois, começaram a montar o acampamento.

 

- Durante as buscas, Manuel (Que em algumas fontes é considerado pai e em outras o padrasto das crianças) estava completamente preocupado com a situação e decidiu formar seu próprio grupo de buscas para "ajudar" a encontrar a aeronave.

 

- O grupo era formado por ele, Henry Guerrero e outros colegas da aldeia, todos indígenas

 

- No 15º dia de buscas, os militares passaram a última localização do avião para o grupo indígena. Porém, Henry achou que aquelas coordenadas não faziam sentido, mas decidiu seguir.

 

- Até o momento em que encontrou um menino chamado Alejandro, um adolescente de 14 anos que não tinha nenhum conhecimento da vida moderna. Alejandro teria dito que encontrou uma "casa" azul no meio do matagal e chamou o grupo para ir com ele.

 

- Quando menos esperavam, a tal "casa" azul era a aeronave que estava desaparecida há 15 dias. O menino disse que não havia ninguém vivo nela. Sendo assim, Henry informou a Manuel que seus filhos estavam mortos. Entretanto, Manuel não esboçou nenhuma reação e ficou apenas calado.

 

- No dia seguinte, as tropas que estavam na floresta foram informadas de que o grupo indígena havia encontrado a aeronave. Chegando lá, um dos soldados foi verificar quantos corpos havia [...]

 

- dentro e encontrou apenas três na aeronave. Os militares constataram que as crianças estavam vivas e perdidas na mata.

 

- Na noite do mesmo dia, o grupo indígena "concluiu" sua missão. Porém, um dos integrantes da busca mostrou a Henry que as malas haviam sumido. Segundo Henry, não é comum malas saírem voando. Portanto, os indígenas também concluíram que as crianças estavam vivas.

 

- Quando souberam que as crianças estavam vivas, o líder da tropa de buscas pediu reforços para ajudar a encontrá-las. Em poucas horas, o batalhão militar colombiano enviou cerca de 50 soldados [...]

 

- e um cachorro chamado Wilson, especializado em resgates (ele entrou na mata e sumiu durante a procura, nunca mais retornando).

 

- No 17º dia de buscas, o exército disse que não iria querer a ajuda dos povos indígenas, devido a antigas guerras entre eles. Enquanto o grupo indígena vagava pela floresta em busca das crianças, [...]

 

 

- um soldado encontrou Henry e apontou a arma para ele, mas não atirou, apenas o deixou seguir seu caminho.

 

- No dia seguinte, os corpos que estavam dentro da aeronave foram retirados. Demoraram muito para removê-los porque a aeronave estava inclinada e foi difícil retirá-los naquela posição.

 

- No 22º dia de buscas, os militares fizeram uma parceria com vários grupos indígenas para ajudar nas buscas, pois não estavam obtendo resultados. Decidiram unir forças apesar de vários anos de guerra. Foram cerca de três a quatro grupos indígenas participando das buscas.

 

- Na tradição indígena, há um pó chamado mambe, extraído da folha de coca. Para eles, o tabaco e a coca são sagrados. O tabaco serve para "silenciar a mente", uma forma de ouvir apenas os sons da mata.

 

- No 29º dia de buscas, o grupo indígena do qual Henry fazia parte começou a adoecer. Segundo um xamã indígena, era o tal "duende" (guardião da mata) que havia pego ele e seu grupo.

 

- Eles acionaram alguns soldados para ajudar, e quando os soldados chegaram, perceberam que estavam sem suas armas, pois as tinham deixado no acampamento.

 

- Após essa ação, os militares decidiram não seguir o método militar e sim utilizar a estratégia indígena para procurar as crianças. No entanto, após alguns dias sem encontrar as crianças, a avó delas disse saber o motivo.

 

- Ela afirmou que a irmã mais velha, Lesly, estaria se escondendo do pai/padrasto para não ser encontrada por ele, devido às atitudes violentas que ele teve com sua mãe.

 

- A tia de Lesly conta que foi ela quem presenciou a quase morte de sua mãe. Em uma das discussões, Manuel agarrou Magdalena, pegou um facão e começou a bater nela com a lateral da lâmina, quase cortando sua cabeça. Segundo a irmã, Magdalena ainda possuía a cicatriz deste acontecimento.

 

-No 34º dia de buscas, as tropas foram retiradas do local, pois não obtiveram resultados ao encontrar as crianças. No final, sobraram apenas alguns grupos indígenas para "terminar o trabalho".

 

- Naquele mesmo dia, o xamã Dom Rubio disse que não era para o grupo perder a fé e que havia mais uma coisa a ser feita.

 

- Na tradição indígena colombiana, há uma planta chamada Iagê, considerada a planta dos Deuses, pois ela poderia indicar onde as crianças poderiam estar. Essa planta é uma "arma nuclear" para os povos indígenas, pois seu efeito é extremamente forte.

 

- No 39º dia, Dom Rubio pediu aos militares que trouxessem uma quantia da planta para fazer duas doses. Uma dose seria para Manuel e a outra para Dom Rubio. Entretanto, quando Manuel tomou a dose, não teve efeito, o que concluiu que a selva "não aceitou" a presença de Manuel ali. Então Henry pediu para que Manuel se retirasse da floresta.

 

- Quando Dom Rubio tomou a última dose, sentiu algo extremamente forte. Seu corpo começou a esquentar e ele teve diversos outros sintomas, até o momento em que disse: "Iremos achar as crianças amanhã, às 15 horas".

 

- No 40º e último dia (9 de junho), eles retomaram as buscas pelas crianças. Cada dupla foi para um canto designado e, caso não encontrassem nada, voltariam para o acampamento e começariam a arrumar as coisas para ir embora.

 

- Em um determinado momento, Henry e mais três rapazes estavam em uma parte da floresta quando ouviram um choro de bebê. Eles continuaram andando até encontrarem as crianças atrás de várias árvores.

 

- Logo em seguida, começaram a gravar para ter provas e pediram que chamassem as tropas para resgatar as crianças.

 

- No final do dia, as crianças estavam no hospital recebendo auxílio. Elas estavam em condições de desidratação e desnutrição. Por pouco, o irmão mais novo, Tien, não veio a óbito. Após alguns meses, a guarda das crianças ficou sob vigilância da assistência social e, até hoje, a avó e a tia lutam para ter a guarda das crianças de volta.

 

- Dois meses após as crianças serem encontradas, Manuel (pai/padrasto) foi preso por abuso sexual e violência doméstica. Após as crianças se recuperarem dos machucados do acidente, os avós maternos denunciaram as atitudes do padrasto/pai, e ele foi preso e teve a guarda das crianças retirada.

 

- Hoje em dia, as crianças estão felizes e em condições melhores. Elas são consideradas os filhos da Colômbia. Este caso pode parecer mentira, pois envolve rituais e o mundo sobrenatural. Então, caso você não acredite nesse milagre, recomendo que assista ao documentário disponível na Netflix.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!