Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
País de Hoje: Gabão
Publicado em 07/12/2024 09:26
Países

12 curiosidades interessantes sobre o Gabão

 

O Gabão, oficialmente conhecido como República Gabonesa, é um país desconhecido pela maioria das pessoas. Espremido entre Camarões, Guiné Equatorial, República do Congo e Oceano Atlântico, essa nação também é escassamente povoada, contando com uma população de pouco mais de dois milhões de pessoas.

 

1. Amplamente descrito como o “último Éden da África”, o Parque Nacional de Loango é um dos melhores pontos de observação da vida selvagem do país. Situada entre as lagoas de Njomi e Ndogo, essa reserva de 1.550 km² abriga uma diversidade impressionante de habitats, de praias intocadas a savanas e florestas tropicais. Sem surpresas, também é o lar de uma variedade de vida selvagem, incluindo elefantes, gorilas, crocodilos e hipopótamos.

 

2. Florestas cobrem quase 90% do território do Gabão. As florestas tropicais são cruciais para absorver as emissões do aquecimento climático do globo e, em 2019, o Gabão tornou-se o primeiro país africano a receber pagamento pela redução das emissões de carbono ao proteger sua vegetação tropical.

 

3.Segundo a UNESCO, as pessoas vivem no Gabão desde o período Paleolítico, passando pelo Neolítico até os atuais povos bantu e pigmeus. Os pigmeus se estabeleceram na região durante o final da Idade da Pedra e os migrantes de língua bantu se estabeleceram durante a Idade do Ferro. A referência mais antiga ao povo pigmeu remonta a 2276 a.C. Eles são conhecidos por sua baixa estatura e hoje representam cerca de 0,3% da população do país.

 

4.Cerca de 80% da população de gorilas da África

vive no Gabão. Infelizmente, o vírus Ebola eliminou grande parte dos gorilas das planícies ocidentais no Congo e no Gabão. O país também abriga a maioria dos babuínos da África, representando quatro quintos dos babuínos do continente.

 

5. O Gabão é o lar de centenas de cavernas de dolomita e calcário, muitas das quais ainda não foram exploradas. Com grande parte da massa de terra permanecendo sob a cobertura de florestas naturais, acredita-se que muitas cavernas permanecem desconhecidas.

 

6. Durante o auge da exploração escravagista por parte dos europeus, o Gabão era o centro da atividade de comércio de escravos. Libreville (“cidade livre”), a capital do país, foi fundada por escravos libertos.

 

7.A confecção de máscaras é uma parte importante da cultura gabonesa, sendo que os estilos variam drasticamente de acordo com o grupo étnico em questão. Ao criar tais máscaras, o povo gabonês demonstra respeito por seus ancestrais.

 

8. O alemão Albert Schweitzer ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 1952 por seu trabalho humanitário no Gabão. Em 1924, Schweitzer fundou um hospital para tratar a lepra em Lambaréné, na então África Equatorial Francesa. Esse hospital ainda está em funcionamento.

 

9.Há incríveis 885 quilômetros de litoral para explorar no Gabão, com fascinantes praias de areia clara e lindos mares azuis.

 

10.A linha do equador atravessa somente 13 países, e o Gabão é um deles. Tradicionalmente, os países mais próximos dessa faixa tendem a enfrentar maiores dificuldades econômicas devido às desvantagens causadas por um clima quente, que muitas vezes é mais instável do que as nações de clima mais moderado. Curiosamente, a faixa amarela da bandeira do Gabão representa a linha do equador, por isso está posicionada no centro.

 

11. O Gabão pode ser dividido em três regiões distintas: uma planície costeira estreita, um interior montanhoso e uma savana no extremo leste e sul do país.

 

 

12. A economia do Gabão é bastante dependente do petróleo. O país dependia principalmente da exploração de madeira e manganês até o início dos anos 1970, quando reservas de petróleo foram descobertas em sua costa. Atualmente, o Gabão desfruta de uma renda per capita quatro vezes maior do que a maioria das nações da África Subsaariana.

Comentários