Não se pode negar que o uso de fontes de calor como chapinhas e secadores de cabelo danifica a cutícula do cabelo, responsável pela proteção dos fios. Quando isso acontece, o cabelo fica mais poroso e também perde a capacidade de reter água.
Outra alternativa procurada por mulheres que desejam manter os cabelos lisos e lisos, os tratamentos progressivos realizados em salões de beleza também podem ser prejudiciais e causar queimaduras graves no couro cabeludo, quebra e queda de cabelo.
Além disso, a aplicação de produtos com mais formaldeído adicionado do que o permitido torna os fios rígidos, tornando-os mais propensos à quebra.
Ingredientes e modo de preparo
Para realizar a receita, pegue meia xícara de água, 2 colheres de sopa de maisena, 2 colheres de sopa de creme de hidratação da sua preferência e 1 colher de sopa de açúcar. O primeiro passo é adicionar a água com a maisena em uma panela até virar uma massa consistente.
Em seguida, adicione o creme de hidratação e o açúcar e mexa bem até tem uma mistura homogênea e assim a receitinha já estará pronta para o uso.
Na aplicação, de preferência é que os fios do cabelo estejam úmidos.
Deixe agir de 30 a 40 minutos e depois você pode fazer alguma escova se preferir. Assim, você a misturinha pode ajudar a alisar os fios sem utilizar nenhuma química, como a progressiva.
Quais os riscos da progressiva?
A progressiva para os cabelos conta com a presença de formol. Portanto, é essa substância que traz riscos, tanto para as pessoas que o utilizam, quanto aos profissionais que aplicam.
Isso porque, caso a pessoa fique muito exposta ao formol, pode causar danos na córnea, dor de barriga, vômito, feridas, queimaduras e até mesmo risco cancerígeno nas vias aéreas, de acordo com o portal ‘Jornal da USP’.