Dia Mundial do Urbanismo é uma data comemorativa fundada em 1949 e celebrada todos os dias todos os anos.
8 de novembro e tem como objetivo promover a conscientização, apoio, promoção e integração entre comunidade e urbanismo.
A data foi proposta em 1934 e tornou-se oficial em 1949, sendo reconhecida em mais de 30 países.
A data foi criada por um professor e engenheiro argentino Carlos Maria Della Paolera
em 1934, quando era então diretor do Instituto de Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, em seu manifesto intitulado "El Simbolo del Urbanismo" (O Símbolo do Urbanismo). O manifesto surge um ano depois da Carta de Atenas, que expressava o pensamento urbano da época.
Neste manifesto, ele também cria uma bandeira do urbanismo que combina em suas cores os elementos naturais necessários à vida:
Sol
(amarelo), vegetação (verde) e ar (azul). Esses elementos referem-se ao equilíbrio entre a natureza e o ser humano. O símbolo do urbanismo foi adotado no Congresso de Urbanismo de 1935 em Besançon, no 1º Congresso Argentino de Urbanismo em Buenos Aires em 1935 e no 1º Congresso de Urbanismo no Chile em 1938.
No entanto, só em 1949 é que o Dia Mundial do Urbanismo foi reconhecido pelas Nações Unidas, que estabeleceram uma data comemorativa. Também está sendo criada a Organização Internacional para o Dia Mundial do Urbanismo, idealizada pela professora Paolera e com sede em Buenos Aires.
No Brasil, o ex-presidente José Sarney sancionou a data em 1985.