Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Microplástico é encontrado em 100% dos tubarões analisados no litoral de PE
Notícia
Publicado em 05/11/2024

Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revelou contaminação por microplásticos em todos os cães de cauda seca, também conhecidos como figos (Rhizoprionodon porosus), capturados no litoral pernambucano durante o ano. A pesquisa analisou 135 tubarões. em que foram encontrados microplásticos no estômago e intestinos, principalmente fibras azuis e películas pretas, resíduos da pesca e das atividades industriais da região. Esta espécie é inofensiva e comum na costa brasileira.

A ingestão destes materiais levanta preocupações sobre o consumo de peixe branco em humanos, particularmente entre comunidades ribeirinhas e pescadores, uma vez que os microplásticos podem transportar substâncias tóxicas como o mercúrio.

Para chegar à conclusão, Roger analisou o comportamento alimentar dos tubarões em relação às estações chuvosa e seca, à distância da costa e ao estágio de desenvolvimento da espécie.

 

A pesquisa contou com apoio do Laboratório de Ecologia e Gestão de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos (Legece), do Departamento de Oceanografia e do Departamento de Estatística, ambos da UFPE, além do Instituto de Macromoléculas Eloisa Mano, do Rio de Janeiro.

 

 

Segundo os cientistas, os dados coletados são essenciais para o desenvolvimento de estratégias de conservação da espécie, principalmente no que diz respeito à contaminação por metais pesados, que será investigada em estudos futuros. “Os dados indicam a necessidade de apoio e novos estudos envolvendo a zona costeira pernambucana”, finaliza o pesquisador Roger Rafael Cavalcanti.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!