Desde a madrugada de quinta-feira (7), moradores têm relatado uma intensa troca de tiros nas comunidades do Complexo da Pedreira e da favela de Acari, situadas nos bairros de Costa Barros e Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação ocorreu durante uma operação conduzida pelos policiais do 41º BPM (Irajá), com o suporte do BAC (Batalhão de Ações com Cães).
De acordo com a PM, a ação é uma resposta a um ataque de criminosos contra seus agentes, que intensificaram o patrulhamento na área após um roubo de carga ocorrido no dia anterior. De acordo com a Polícia Militar, um caminhão carregado de carne foi roubado e conduzido para a comunidade, onde foi saqueado.
O tiroteio teve efeitos diretos no transporte público. A SuperVia comunicou que a operação impactou a rede aérea em Barros Filho, fazendo com que os passageiros do ramal Belford Roxo precisassem mudar de trem na estação Mercadão de Madureira. Como resultado, o tempo de espera entre os trens passou a ser de 60 minutos. A equipe técnica da concessionária está trabalhando para restabelecer a operação.